top of page

Compromisso com a segurança

Em cumprimento à legislação em vigor, a EuroChem Salitre disponibiliza as informações referentes à sua barragem do Complexo Mineroindustrial de Serra do Salitre.

Relatórios de Barragem

Declaração de Condição de Estabilidade

PAEBM

Para que serve um canal extravasor de barragem?

foto.jpg
barragem.jpg

O sistema de barragens do CMISS é composto pelas barragens de Sabão I (rejeitos) e de Sabão II e Jacu (água limpa). Elas foram construídas utilizando os mais modernos critérios geotécnicos e métodos do mercado, e são dotadas de amplo sistema de controle e instrumentação, automatizado e com monitoramento 24 horas.

As barragens foram projetadas pelas mais renomadas empresas especializadas neste setor, de acordo com as normas, diretrizes e legislações brasileiras e os padrões internacionais de segurança. Os projetos são auditados por empresas externas independentes, que atestam sua adequação técnica e estabilidade. 

Em caso de necessidade de alteamento, as novas estruturas serão construídas sobre o terreno original (a jusante) e não sobre os sedimentos acumulados na barragem (a montante). Trata-se de um método mais seguro e que oferece maior estabilidade e controle da estrutura.

Visao de cima.jpg
aviso.png

ENTENDA O QUE SÃO REJEITOS

Rejeitos são resíduos gerados no processo industrial, que não são aproveitados. Assim, são depositados nas barragens, que são construídas para receber o rejeito e a água do beneficiamento do minério.

Barragens mais seguras. Comunidades mais conscientes.

O sistema de barragens do CMISS conta com Plano de Segurança de Barragens, composto por cinco volumes, que tratam das medidas e ações preventivas e corretivas necessárias para garantir a segurança e a integridade física das barragens. 

tabela-barragem.jpg

Um desses volumes é o Plano de Ação e Emergência, no qual constam os procedimentos e ações de comunicação que devem ser realizados em situações de emergência, visando à preservação da vida, da saúde, da propriedade e do meio ambiente. 


Essas ações incluem a instalação de sirenes sonoras, de câmeras de monitoramento a jusante e a realização de treinamentos e simulação de situações de emergência com a população das comunidades localizadas a jusante da barragem.   


Todos os laudos, registros e relatórios de monitoramento são protocolados e acompanhados pelos órgãos governamentais responsáveis.

bottom of page